Edisa ED-311 e ED-328B
Operadora insere dados em estação de vídeo ED-327B conectada a um computador Edisa ED-311, o qual, na época (1990), era responsável pelo processamento da Folha de Pagamento da PMC e de algumas outras entidades municipais.
Até 1978, os serviços de processamento de dados da Prefeitura Municipal de Cubatão eram realizados por empresas contratadas, tornando o serviço oneroso e demorado.
No início de 1978, a antiga Divisão de Implementação da Secretaria de Planejamento resolve reverter este quadro. Dá-se início, então, ao projeto de criação do Centro de Processamento de Dados, que mais tarde, em 1993, mudou sua denominação para Gerência de Informática. É contratado um analista de sistemas e adquirido equipamentos: um Burroughs L8000. Neste período também é efetuado um recrutamento interno, visando dotar o setor de um quadro de pessoal. Após o recrutamento e treinamento do pessoal, seis funcionários são selecionados. Estava lançada a semente do CPD. Neste mesmo ano começa a elaboração do primeiro sistema: a Folha de Pagamento, que seria definitivamente implantada no ano seguinte.
Em 1979, mais dois sistemas são implantados: o Módulo de Controle da Despesa e Controle de Cobrança de Taxas e serviços Diversos.
Em setembro de 1980 é adquirido um novo equipamento: um Edisa ED311, em substituição ao L-8000 que se tornara obsoleto. Com este novo equipamento, ainda neste ano, tornou-se possível a implantação de mais dois sistemas: Sistema de Imposto Predial e Territorial Urbano e o Módulo de Controle de Fornecedores. Com a entrada em funcionamento deste equipamento, consolida-se o CPD.
Em outubro de 1981, através da Lei nº 1.320/81 fica criado, oficialmente, o Centro de Processamento de Dados na Divisão de Organização, Sistemas e Métodos da Secretaria de Planejamento. Mais funcionários são recrutados, tornando o CPD órgão importante no cenário da Administração Municipal.
Até 1985, todos os serviços executados pelo CPD eram feitos na modalidade "batch", isto é, todos os serviços dos usuários eram encaminhados ao CPD, que depois de organizados em lotes e processados, eram devolvidos aos mesmos. Tal método de trabalho trazia dois inconvenientes: a demora no tempo de resposta entre a entrada no CPD e a saída do mesmo aos usuários, o que gerava informações nem sempre atualizadas para as necessidades do momento; e também porque as saídas em formulários contínuos aumentava bastante o custo do CPD. Em 1985 mesmo optou-se pela modalidade de processamento "on line". Este tipo de processamento faz com que o próprio usuário, utilizando-se de um terminal, entre com seus dados e obtenha resposta imediata dos seus serviços. Para tanto, foi adquirido um novo equipamento, denominado Edisa ED690, que somado ao Edisa ED680 adquirido em 1986 modernizou um pouco mais o CPD.
Com o surgimento de vaga no quadro de funcionários, é realizado um concurso público em 1992 e mais um analista de sistemas é contratado após concurso público.
Em 1995, foi adquirido outro computador mais avançado denominado HP UX9000 para processamento de todos os sistemas da Municipalidade e um microcomputador 486 DX2-66 específico para a área de Saúde onde após a informatização de todos os PAMOS (Posto de Atendimento Médico, Odontológico e Social), com quatro unidades implantadas, deu-se início à informatização da área hospitalar.
Em 1997, foir realizado, por funcionários do Departamento, um Plano Diretor de Informática (PDI), com o levantamento de todo o parque computacional e a necessidade dos setores usuários, demonstrando a importância (embora já então desatualizada) na implementação de uma rede estruturada quase uma década depois. Saliente-se que outros Planos ou não foram adotados (1992) ou sequer concluídos (2016,2021...).
Em 2004, o perfil computacional da PMC era composto por uma rede local em formato estrela, com terminais burros seriais centralizados em um servidor RISC sob sistema operacional SCO Unix, instalado no CPD, oferecendo múltiplos serviçs, com o Sistema de Gestão Pública (SCP) em linguagem COBOL desenvolvido internamente pelos analistas de sistemas da PMC. Porém, com a crescente falta de mão-de-obra nessa linguagem e a necessidade de atualização e crescente demanda por novos recursos, um novo SCP foi adquirido da Embras e sua manutenção terceirizada peara esta mesma empresa.
2008 marca a publicação da Portaria nº 0800/2008: normatização e política de segurança da Administração Pública Municipal. No entanto, o fato de ter sido lançados como Portaria, fez com que a mesma fosse pouco conhecida e pouca aplicada. Mais de uma década depois, é realizada uma atualização geral nestas normas e política, adaptando-as às novas necessidades, sendo relançadas sob o Decreto nº 11.007/2019, oferecendo maior força de aplicação.
A partir de 2010, inicia-se uma nova atualização na infra-estrutura do Departamento, com a locação de servidores e outros equipamentos de comunicação de dados, a hibridização do sistema operacional da rede de dados (Linux Conectiva, Mandriva, Red Hat, CentOS, Debian e Ubuntu; e Windows Server 2008, 2012 e 2016) e a multiplicidade de gerenciadores de bancos de dados (Firebird, MySQL, Postgresql e MS-SQL).
Operadora insere dados em estação de vídeo ED-327B conectada a um computador Edisa ED-311, o qual, na época (1990), era responsável pelo processamento da Folha de Pagamento da PMC e de algumas outras entidades municipais.
Analista de Sistemas realiza backup de dados na unidade de fita Edisa ED-6130 conectada ao computador Edisa ED-690 sob sistema operacional Unix. Ao fundo, um computador Edisa ED-680. À direita, um rack de modems empregando linhas privativas (LPs).
Digitador usando um terminal de vídeo padrão VT100 para acesso remoto ao computador Edisa ED-690 através de linha privativa. Ao fundo, sala dos computadores ED-680 e ED-690, unidade de fita ED-6130 e, à direita, fitoteca de backups.
Usuários de Recursos Humanos, Saúde, Cursan e Informática digitando em terminais de vídeo Edisa ED-3630 e em um microcomputador Prológica SP16-286, padrão XT, existentes na sala de digitação do CPD. Este foi o 1º microcomputador do Departamento.
Estamos localizados no 1º andar do Paço Municipal, no centro da Cidade: